Alvoeira: Escapadinha rural

Alvoeira: Escapadinha rural
Alvoeira é um destino rural onde vão querer levar os miúdos. 
 
Ficámos alojados em Alvoeira na escapadinha que fizemos pela região de Arganil.
 
O fim de semana prometia chuva. Numa fase em que ver a chuva cair de outra janela já nos sabe a passeio, decidimos passar o FS fora na mesma.
 
Procurámos por alojamentos no campo. Isolados, com bom espaço interior e exterior – que umas galochas e um kispo permitissem os miúdos aproveitar, mesmo com chuva.
 
A pesquisa levou-nos até à Casa da Avó Alice, em Alvoeira. 
 
Em ambiente rural, com 4 quartos, cozinha (com mais do que o essencial para refeições em casa), 2 salas, lareira, churrasqueira e bastante espaço exterior vedado, tinha tudo o que pretendíamos. 
 
Além disso, tinha ainda arte.
 
A arte de manter vivas as memórias de uma avó. A casa foi restaurada, acrescentando-lhe conforto, mas sem apagar as memórias nas paredes de xisto, nos interruptores antigos, no chão parcialmente de madeira, no telheiro rústico. 
exterior da casa
alpendre no exterior da casa
petiscos no interior da casa
exterior da casa em alvoeira
 
A casa é especial, e Alvoeira também.
Metemos conversa com alguns dos poucos habitantes da aldeia. “Trabalho no campo há 76 anos. É vida dura, mas enquanto puder venho todos os dias sair com o rebanho. Um dia isto vai-se encher de ervas, mas enquanto puder amanho este bocadinho de terra. Apareçam amanhã ali para os meninos verem as minhas ovelhas”.
 
No dia seguinte lá aparecemos. Os miúdos viram as ovelhas e as cabras, deram leite de biberon aos cordeiros, adoraram. E a conversa continuou…”Achei-vos tão simpáticos, normalmente as pessoas nem nos falam. Até me admira os meninos não terem medo dos animais. Estão com pressa? Trouxe-vos ovos, mas se calhar não querem…”.
 
Trouxemos os ovos e o coração cheio também. E choveu, mas nem reparámos.
rua de alvoeira
ovelhas em alvoeira

Se gostam do ambiente pacato do campo, do contacto com as pessoas locais e querem passar um fim de semana de descanso recomendamos muito este alojamento local.

Podem ver os locais que visitámos quando ficámos alojados em Alvoeira aqui.

5emfuga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.