Fraga da Pena

Fraga da Pena

A Cascata da Fraga da Pena é um lugar épico em Arganil, na região centro de Portugal. 

Inserida na Mata da Margaraça, paisagem protegida da Serra do Açor, a Fraga da Pena é uma queda de água com uns incríveis 19 metros de altura.

A maior parte das cascatas de Portugal encontra-se em locais de difícil acesso, o que muitas vezes as torna inalcançáveis para muitos. 

Contudo, se não têm grande preparação física, ou se pretendem visitá-la com crianças, não se preocupem, este paraíso é de fácil acesso.

placa indicativa Fraga da Pena
início caminho de xisto
Vamos até lá?

A Fraga da Pena fica então junto à Aldeia de Pardieiros, em Arganil.

Indo de carro, programem o GPS para Fraga da Pena. Quando avistarem na estrada principal (EM518) uma placa de madeira a dizer “Fraga-da-Pena”, chegaram ao destino. Parem o carro no pequeno parque de estacionamento nas imediações e continuem a pé. 

Seguidamente, tomem a direção indicada na placa de madeira e rumem pelo caminho de xisto, sempre pela direita. Ao fim de 200 metros chegam à impressionante cascata!

ponte de madeira
ponte madeira

O percurso é curto mas fascinante, com o som dos cursos de água sempre presente. O xisto encontra-se em verdadeira harmonia com o verde dos medronheiros, adernos e os carvalhos-alvarinho. Toda a envolência é muito bonita e agradável.

Pelo caminho passam ainda por algumas mesas que convidam a um piquenique em plena natureza, naquele ambiente tranquilizante.

A cascata forma uma pequena lagoa que permite tomar banho, mas preparem-se porque a água é fresquinha! 

levada
parque merendas fraga da pena

Esta zona da Serra do Açor é realmente incrível e merece ser explorada para além da cascata.

Para isso recomendamos que façam um percurso pedestre que tem início precisamente na cascata e vai até à Aldeia dos Pardieiros. 

Em breve partilharemos um artigo sobre esse percurso fácil, igualmente bom para quem vai com crianças! 

Entretanto podem pesquisar sobre outros destinos a ir em família aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *