Não somos propriamente fãs dos “baloiços da moda”, mas garantimos que o Baloiço de Castelo Velho vale uma visita. Por toda a sua envolvência, por todo o incrível percurso para o alcançar, a mais de 1000 metros de altitude.
Localização
O Baloiço de Castelo Velho situa-se na Freguesia de Louriçal do Campo, no cimo da Serra da Gardunha. Pertence ao Concelho de Castelo Branco, mas fica igualmente perto do Fundão.
As casinhas de Louriçal do Campo vistas do baloiço parecem fazer parte de uma maquete. Assim como a Barragem de Santa Águeda (também conhecida como Barragem da Marateca) e Monsanto.
Ali é possível sentirmos a verdadeira imponência da serra. Podemos entranhar-nos no maciço granítico e no seu silêncio.
Há vários miradouros na zona para além do baloiço, todos com vistas privilegiadas que justificam uma paragem.
Como chegar
Chegámos ao baloiço de carro, desde a povoação de Louriçal do Campo.
Dirigimo-nos ao antigo Colégio de São Fiel, com uma construção imponente mas lamentavelmente afetada pelos incêndios de 2017, e iniciámos uma subida de 6 ou 7 km.
O acesso é por estrada de terra batida, com piso muito irregular e mais estreito em algumas zonas. Ainda assim, conseguimos lá chegar sem um todo o terreno.
Apesar de remoto, há sempre rede no local, portanto é possível utilizar o GPS do telemóvel.
Há percursos pedestres que passam por aqui, como a Rota da Gardunha e a Rota das Aldeias Históricas. Avisamos, no entanto, que são de dificuldade elevada!
Regresso
Uma vez no baloiço, não voltámos todo o percurso para trás. Continuámos na mesma direção, indo dar à Aldeia Histórica de Castelo Novo.
O percurso do Baloiço de Castelo Velho até à Aldeia Histórica de Castelo Novo é mais curto do que o do Louriçal até ao baloiço, e o piso está em melhores condições.
Desta forma, iniciar o percurso por Castelo Novo também é uma boa opção.
Podem aproveitar para visitar a bonita aldeia de Castelo Novo, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.