Arganil

Arganil

A precisar de uma escapadinha rural para revigorar energias? Arganil é um destino para esse efeito!

No fim de semana que passámos por lá a chuva limitou as nossas saídas, não usufruímos de todo o potencial que aquela região de turismo de natureza tem para oferecer. Apesar disso, conseguimos descobrir sítios incríveis e acima de tudo cumprir o nosso propósito principal: descansar num ambiente bucólico!

Localização

Arganil é uma vila da Região Centro de Portugal, distrito de Coimbra

É ainda um dos concelhos abrangidos pela Serra do Açor.

O que visitar

Coja, Benfeita, Piódão, são alguns dos pontos de interesse mais conhecidos do Município de Arganil. Mas há mais motivos para uma escapadinha por esta região, como a fauna e flora da paisagem protegida da Serra do Açor.

Mostramos de seguida alguns sítios que visitámos num fim de semana por esta zona. 

Praias Fluviais

As praias fluviais mais conhecidas da zona de Arganil são provavelmente as de Coja e a do Piódão. Têm realmente encanto, mas há muitas outras praias fluviais menos divulgadas nesta região dignas de uma visita.

praia fluvial arganil
açude em praia fluvial

Fomos fora da época balnear, mas espreitámos duas delas. Praia Fluvial da Ronqueira e a Praia Fluvial da Peneda da Cascalheira

São banhadas pelo Rio Alva e têm a particularidade de se situarem frente a frente, na margem oposta do rio, mas em concelhos diferentes. Ambas nos pareceram merecedoras de um regresso no verão.

A Praia Fluvial da Ronqueira pertence ao concelho vizinho de Tábua, freguesia de Mouronho. É uma praia vigiada durante a época balnear e tem todas as comodidades para um dia bem passado: estacionamento, wc e chuveiros, bar e parque de merendas com mesas e churrasqueira. Mas não ficam por aqui as ofertas desta praia. É uma praia inclusiva, de boa acessibilidade, com cadeira anfíbia para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar o espaço.

No verão colocam uma plataforma na água para mergulhos e há ainda a possibilidade de atividades desportivas como o SUP (aluguer de material através do SUP Rio Alva).

praia fluvial da ronqueira

A Praia Fluvial da Peneda da Cascalheira fica então na margem oposta, já no concelho de Arganil, freguesia de Secarias.

À semelhança da Praia da Ronqueira é uma praia muito completa. Igualmente vigiada, com bar, wc, estacionamento e parque de merendas com possibilidade de churrasco. Oferece bastante sombra, graças aos amieiros.

Nessa margem do rio, a escassos metros da praia, têm o conhecido Restaurante A Sombrinha, com comida típica e esplanada com vista para o Rio Alva. Encerra à quarta-feira.

praia fluvial da cascalheira
Fraga da Pena
cascata fraga da pena

A Cascata da Fraga da Pena está inserida na Mata da Margaraça, na Serra do Açor e é ponto de visita obrigatório nesta zona. 

Para mais informações sobre a cascata podem ler o nosso artigo sobre a Fraga da Pena.  

Trilho Fraga da Pena - Pardieiros
caminho na serra do Açor

A melhor forma de apreciar a paisagem protegida da Serra do Açor é, para nós, através do contacto direto com a natureza.

O Trilho Fraga da Pena- Pardieiros é um percurso pedestre circular, com início na Fraga da Pena, num total de 2,5km de imersão numa natureza incrível.  

Santuário de Nossa Sra do Monte Alto
santuário do monte alto
árvores no exterior do santuário do monte alto

A Nossa Senhora do Monte Alto (ou Mont’Alto) é a padroeira de Arganil.

O Santuário da Nossa Senhora de Monte Alto foi construído para a sua devoção no cimo de um “monte alto”, a 615 metros de altura, dando origem ao seu nome.

Sendo um percurso íngreme que nos leva até ao alto, foram construídas algumas capelas a meio para dar apoio aos peregrinos em esforço.

Pelo caminho, que podem percorrer de carro, encontram também várias mesas para um piquenique na natureza.

Todo o caminho até ao cimo do monte é bonito, com muito verde.

É no topo, no entanto, que as vistas são mais incríveis, junto à ermida principal. Talvez por isso, este local de peregrinação não escapou às tendências da moda e passou a ter um baloiço para tirar fotografias.

Em honra à padroeira habitualmente Arganil fica em festa a 15 de Agosto. Procissões, eucaristias e bailes/concertos fazem geralmente parte do programa da Festa de Nossa Senhora do Monte Alto.

Onde dormir
campo em alvoeira
Ha muita oferta de alojamento no município de Arganil. Gostamos dos alojamentos locais, sobretudo dos rurais. 
 
Na escapadinha por esta região ficámos alojados em Alvoeira, um destino rural perfeito para descanso no campo. Podem ver mais pormenores no nosso artigo Alvoeira | Escapadinha rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.