Vietname | Guia de Viagem

Vietname | Guia de Viagem

O Vietname é um país apaixonante, com costumes extraordinários e paisagens deslumbrantes. 

O norte é uma zona mais rural, onde podemos deslumbrar-nos com os arrozais e conviver com a cultura das minorias étnicas

Já na capital podemos vibrar com a azáfama dos vendedores ambulantes, das bancas de comida de rua (da boa!) e com as milhentas motas onde tudo cabe! 

Recebeu-nos um povo simpático que se esforça por comunicar connosco, em inglês ou por gestos, sempre com um sorriso.

Possui uma cultura completamente diferente da nossa e talvez por isso mesmo adorámos este país e achámo-lo uma excelente opção para ir com crianças.

Localização

O Vietname está localizado no sudeste Asiático, fazendo fronteira com o Camboja, Laos e China.

Fuso horário

 GMT +7

Clima | Quando ir

Devido ao extenso comprimento do país o clima no Vietname varia bastante de norte a sul.

O norte do Vietname tem duas estações: uma com temperatura, humidade e precipitação elevadas entre maio e outubro, outra com temperaturas mais amenas e menos chuva entre novembro e abril. É uma região montanhosa, com noites frescas devido à sua altitude, sendo prudente levar sempre um casaco. Para ver os arrozais no seu auge, prontos para a colheita, setembro é o melhor mês.

Na região central do Vietname os meses mais chuvosos são de agosto a janeiro.

No sul do país a estação das chuvas chega entre maio e novembro, sendo a precipitação mais elevada em junho e agosto. Entre dezembro e abril ocorre a estação seca, com chuvas menos abundantes e temperaturas elevadas.

Confusos? Aqui podem verificar no mapa o clima por região do país para cada mês específico.

Para quem viaja com miúdos em idade escolar, a altura mais favorável para visitar o país será nas férias do Natal ou da Páscoa, de forma a evitar chuva.

Documentação necessária

Os cidadãos  portugueses necessitam de visto de entrada para o Vietname.

Tratámos do nosso online, no site Vietnam Visa Center.

Pagámos 15 dólares por pessoa para obter uma carta de aprovação que nos foi enviada para o email em 3 dias úteis. Ao chegar ao aeroporto dirigimo-nos ao balcão de imigração com todos os documentos necessários:

  • passaporte com validade de pelo menos 6 meses desde a data de entrada no país;
  • carta de aprovação recebida no email;
  • duas fotos tipo passe;
  • formulário de entrada e saída no país (que nos foi entregue no final do voo) devidamente preenchido.

No aeroporto pagámos ainda mais 25 dólares por pessoa para obter o visto efetivo (aceitam pagamentos em euros).

Internet

Podem adquirir um cartão de dados à chegada. Comprámos o nosso ainda no aeroporto: da Viettel, 8€ com 3G ilimitado e 3,5GB diários de 4G, válido durante 30 dias. 

Este preço é para cartão apenas de dados, sem possibilidade de efetuar chamadas, mas podem sempre usar o WhatsApp ou outras aplicações semelhantes. 

Electricidade

As tomadas são de 220 V portanto não precisam de levar adaptadores.

Deslocações

A rede de transportes no Vietname dentro das cidades é praticamente inexistente e o trânsito é tão caótico que alugar um carro não nos parece uma boa opção. Alugar uma mota é mais frequente, mas têm de ter mesmo espírito de aventureiros, principalmente em Hanói.

A alternativa é andar a pé ou apanhar um taxi. Para o taxi recomendamos que instalem no telemóvel a aplicação Grab.

É uma forma acessível, rápida e prática de chamarem um taxi sem serem enganados no preço, dado que a Grab permite consultar antecipadamente o valor estimado da viagem. 

Podem optar entre carro ou moto-taxi. É também uma boa forma de ter referência dos preços para determinado percurso se quiserem negociar com um taxista que esteja estacionado ao pé de vocês.

Para deslocações entre cidades já há mais opções: comboio, autocarro e voos domésticos.

O que visitar no Vietname

No nosso itinerário de 15 dias incluímos apenas o norte e centro do Vietname. Gostamos de viajar devagar, para conhecer melhor cada local, portanto deixámos o sul para uma próxima viagem, quando formos ao vizinho Camboja.

São diversificados os pontos turísticos no Vietname. Após alguma pesquisa elaborámos o nosso roteiro, adaptado ao tempo que tínhamos e aos nossos 3 miúdos (na altura com 1, 3 e 6 anos).

Desse modo, nos 13 dias efetivos que ficámos no país visitámos Hanói, Sapa, Bai Tu Long Bay, Ninh Binh/Tam Com, Hoi An e terminámos com uns dias na praia em An Bang

Clicando sobre os locais referidos podem ler os nossos artigos sobre o que visitámos em cada um deles.

Vietname

Se estiverem na dúvida se é um bom destino para ir com crianças vejam o nosso artigo sobre o Vietname com crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.