O que visitar pelo norte de São Tomé

O que visitar pelo norte de São Tomé

O norte de São Tomé brinda-nos mais uma vez com roças e praias deslumbrantes. Partindo da capital, conduz-nos até à estrada mais bonita do mundo. 

Juntámos neste artigo os pontos a visitar nesse percurso.

Roça Agostinho Neto

Rumo a norte dirigimo-nos novamente para uma roça, desta vez a famosa Roça Agostinho Neto, antigamente chamada de Rio d’Ouro.

Fica a 30 minutos da capital e é a maior roça de São Tomé.  Alguns dos seus edifícios estão habitados, apesar do elevado estado de degradação.

Roça da Boa Entrada

Outra roça que podem visitar nesta rota é a Roça da Boa Entrada (em direção a Santo Amaro). Tem uma escola a funcionar, havendo por isso muitos meninos de uniforme a passar pelas suas ruas a caminho de casa ou das aulas.

Micoló

A 12km a norte da capital situa-se a  aldeia piscatória de Micoló, conhecida pelo peixe grelhado à beira da estrada. 

Para fazer praia nesta zona afastem-se um pouco da povoação. Andem uns metros para norte, em direção a Morro Peixe, e encontram a Praia de Micoló.

Do areal desta praia podem avistar o Ilhéu das Cabras.

Morro Peixe

Continuando a rumar a norte, Morro Peixe é outra vila piscatória que merece uma paragem. Ali podem visitar o Museu do Mar e da Pesca Artesanal que organiza várias excursões como a observação de cetáceos (também a partir de Porto Alegre) ou a desova das tartarugas.

Praia dos Governadores

A Praia dos Governadores é outra praia que merece uma paragem. Não tem placas indicativas para lá, mas o Google Earth não engana.

O acesso para carros ligeiros não é fácil, tal como para a maior parte das praias.

Praia dos Tamarindos

É ainda a norte de São Tomé que se encontra uma das nossas praias preferidas, a Praia dos Tamarindos.

Lagoa Azul

De seguida pretendíamos apenas parar para tirar fotografias na Lagoa Azul, mas acabámos por nos demorar mais tempo. Os miúdos não resistiram a dar uns mergulhos nesta bonita baía azul turquesa, mesmo apesar das muitas pedras e pouca areia. 

Podem subir a pé pela colina junto à lagoa, a subida é fácil e a vista incrível.

Estrada mais bonita do mundo

Túnel de Santa Catarina  é o único túnel da ilha. Nesta zona a estrada está péssima até Neves. No entanto, o percurso junto ao mar, emoldurado por palmeiras, justifica o desconforto do alcatrão esburacado. 

Há quem diga que é uma das estradas mais bonitas do mundo

Como nos demorámos mais do que o esperado na Lagoa Azul, percorremos esta zona já de noite, e ficámos sem bateria na máquina fotográfica. Por esse motivo não temos fotografias à altura da beleza da estrada. 

Foi nesta zona que tivemos de conduzir (ainda mais) devagar para não pisarmos os inúmeros caranguejos que ao anoitecer atravessavam a estrada saídos da praia. Passámos ainda por cabras, o que não é frequente na ilha.

Esta estrada não tem saída, por isso, antes de voltarem tudo para trás parem no restaurante mais falado no norte da ilha para ganhar balanço. Fica em Neves e chama-se Santola, graças à especialidade da casa.

Se pretendem visitar a ilha podem consultar o nosso Guia de Viagem de São Tomé, com toda a informação que precisam de saber antes de ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.