Madeira com crianças: guia essencial

Madeira com crianças: guia essencial

A Madeira é uma excelente escolha para visitar com crianças.  

Fica a um curto voo de distância e, apesar de pertencer ao nosso país, proporciona experiências e cenários muito distintos dos de Portugal Continental.

Ir de teleférico visitar uma fajã, caminhar nas levadas, mergulhar em piscinas naturais, observar as inúmeras plantações de bananas ou provar o Bolo do Caco são uma pequenina amostra das atividades que podem fazer pela Ilha da Madeira em família.

De seguida podem encontrar a informação essencial para organizarem uma ida à Ilha da Madeira.

Localização

A Ilha da Madeira localiza-se no Oceano Atlântico e tem origem vulcânica.

É a principal ilha do arquipélago, com 57km de comprimento e 22km de largura. A Ilha de Porto Santo, as Ilhas Selvagens e as Desertas completam o arquipélago.

Fuso Horário

Igual ao de Portugal Continental.

Capital

Funchal, com aproximadamente 106 000 habitantes. 

Podem ler o nosso artigo o que visitar no Funchal com crianças.

Clima | Quando ir

O clima na Madeira é ameno todo o ano, diríamos que podem ir em qualquer altura.

Se pretendem fazer praia, os meses de verão serão os mais adequados, altura em que a temperatura do ar e da água do mar sobe. 

Apesar da ilha não ser muito grande, tem vários microclimas. Por esse motivo, e pelo próprio relevo, pode estar um sol radioso numa ponta e chuva e nevoeiro noutra.

Para escaparem das zonas de mau tempo consultem as imagens em tempo real das Webcams da Madeira antes de saírem de casa. Desta forma evitam, por exemplo, perder tempo a visitar miradouros com nevoeiro – em que naturalmente não se vê nada. 

Pesquisámos os locais que queríamos visitar na ilha, e depois fomos decidindo diarimente em que direção seguir, em função das condições climatéricas mostradas nas webcams.

Visitámos a Madeira no final de dezembro e as temperaturas foram muito constantes, não baixando dos 16 graus. Apanhámos alguma chuva, o que para percorrer levadas não é o ideal, dado que o piso fica escorregadio. Se o vosso objetivo principal é esse, então considerem evitar os meses mais chuvosos, de inverno.

Já tínhamos ido à Madeira noutras alturas do ano, e podemos dizer que os enfeites de Natal lhe dão um toque incrível, de magia e de festa. Todas as povoações tinham os seus ornamentos, havia muita luz e animação.

Se gostam do ambiente natalício, aconselhamos mesmo uma visita à ilha da Madeira nessa altura do ano.

comboio de natal no jardim do funchal
enfeite de natal em jardim no funchal

Onde ficar

Como na maioria dos destinos, é na capital que  encontram mais alojamentos, restaurantes e lojas.

Portanto, ficar no centro do Funchal pode ser mesmo a opção mais confortável, principalmente se vão em família. Vimos alguns alojamentos mesmo no centro, com boa relação qualidade/preço.

No entanto, optámos por alugar uma casa um pouco mais afastada, em Santo António, a 7km da Marina do Funchal, e não nos arrependemos.

Recomendamos estadia na Villa Passion by AnaLodges, sobretudo para grupos grandes que pretendem fazer as refeições em casa. A habitação é espaçosa, com 5 quartos, e tem bastantes comodidades, como cozinha equipada, matraquilhos, livros infantis, churrasqueira, garagem (que nas ruas apertadas da ilha dá jeito).

Deslocações

Para conhecer a ilha de forma independente achamos fundamental alugar um carro. O mais prático será alugar um com levantamento e entrega num balcão do aeroporto.

Encontram online várias empresas de aluguer de automóvel na Madeira.

Façam como nós, consultem os preços em carjet.com, que apresenta os valores de várias rent a car, e escolham a que acharem mais conveniente.

Quantos dias ir

A Madeira tem imensos locais de interesse em toda a sua extensão.

Sabemos que se divulgam muitos circuitos de 3 dias, mas na nossa opinião não são suficientes para conhecer a ilha. Dá para ver o principal, mas têm de ir a um ritmo acelerado – pouco compatível com viagens com crianças.

Cinco dias é o mínimo que vos recomendamos para conhecer um pouco além do básico.

Se pretendem fazer levadas ou parar em parques infantis e/ou na praia, então vão no mínimo 7 dias. Se tiverem mais dias não pensem que são demasiados, há sempre mais qualquer coisa para visitar!

O que visitar na Madeira com crianças

Para este artigo não ficar demasiado longo escrevemos um dedicado aos locais que visitámos: Madeira com crianças, o que visitar.

5emfuga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *