Hanói

Hanói

A melhor palavra para definir Hanói é confusão. O trânsito é caótico, ouvem-se buzinas sem parar e as passadeiras são meramente decorativas, o que torna a travessia das ruas numa verdadeira aventura – o segredo é não hesitar, andar sempre em frente e não parar mesmo quando têm uma mota a meio metro das vossas pernas.

Há cerca de 4 mil motas a circular em Hanói e são o meio de transporte mais versátil que vimos até hoje. São utilizadas para transportar  todo o tipo de carga, ou até para dormir uma boa sesta.

As ruas são percorridas por vendedores com os chapéus em forma de cone, com a carga nas bicicletas ou equilibrada ao ombro, num pau com uma cesta pendurada em cada ponta, a fazer lembrar uma balança. Vendem sobretudo frutas, doces típicos e legumes.

E os passeios das ruas… os passeios são a mochila do Sport Billy do Vietname! Cabe lá tudo, sai de lá solução para tudo, só não servem para passar a pé facilmente. É nos passeios que lavam loiça, temperam carne, montam esplanadas intermináveis com pequenos banquinhos de plástico, fazem fogueiras, cozinham em panelões e fogareiros, vendem fruta, estacionam motas, etc.

Preparem-se porque Hanói estranha-se, mas entranha-se!

Onde ficar

O Old Quarter é a zona ideal para ficarem. É onde tudo parou no tempo, onde a cidade fervilha. Ali conseguimos misturar-nos com os vietnamitas e fazer aquilo que gostámos mais de fazer em Hanói: ver o dia-a-dia acontecer. 

Fomos apenas com a primeira noite reservada, no Boss Legend Hotel, que fia nessa zona. O hotel é excelente, mas a um preço elevado para o padrão vietnamita, daí termos reservado apenas uma noite e nos termos mudado para outro alojamento (que não recomendamos, mas há muita oferta online).

Reservámos no Boss Legend pela sua excelente localização e sobretudo por ter piscina interior, o que é muito raro em Hanói.

Sabíamos que ia estar bastante calor quando chegássemos ao vietname (chegámos debaixo de 37 graus, em abril, às 13h). Assim sendo, a piscina foi a forma que encontrámos de evitar stress nos miúdos causado pela junção perigosa entre o calor e o cansaço de tantas horas de viagem.

São as tais adaptações que é preciso ir fazendo para as viagens com crianças correrem bem.

homem a dormir em cima de mota
O que visitar

Como já aqui dissemos, sentarem-se a ver o dia passar em Hanói já faz valer a pena a ida, mas deixamos aqui algumas sugestões de locais a visitar nesta cidade frenética.

Lago Hoan Kiem

Junto ao Lago Hoan Kiem, na zona do Old Quarter, as ruas são cortadas ao trânsito ao fim de semana, dando o caos lugar a um espaço enorme de convívio, repleto de famílias vietnamitas. 

Tocam música, dançam músicas internacionais , inclusive o “despacito” e a “lambada”! Formam círculos pela rua para assistir aos jogadores de peteca (que lá se joga exclusivamente com o pé), gamão e jenga (empilham as peças de madeira em torres com uns dois metros, e todos se riem e batem palmas quando as torres caem). 

Podem alugar carros eléctricos para os mais novos, que são guiados pelos pais com um comando à distância. 

É agradável passear nesta zona cheia de jardins com bancos à sombra na berma do lago. 

Tentem programar a vossa passagem por Hanói para o fim de semana para poderem sentir aquele ambiente magnífico.

Árvores junto ao Lago Hoan Kiem
Riquexó
Ambiente ao fim de semana junto ao Lago Hoan Kiem
Ambiente ao fim de semana junto ao Lago Hoan Kiem
Templo Ngoc Son

O Templo Ngoc Son fica numa ilha do Lago Hoan Kiem, onde podemos aceder através de uma bonita ponte pedonal vermelha. 

Os seus altares em tons vermelhos e dourados são magníficos. No pátio deste templo podem avistar uma torre no meio do lago, a Torre da Tartaruga. Segundo a lenda, no tempo da ocupação Chinesa, um general Vietnamita foi presenteado com uma espada mágica por uma tartaruga dourada que vivia no lago. Com o uso da espada conseguiu a expulsão dos Chineses, o que levou à construção da torre em homenagem à tartaruga.

Entrada no templo: 1 € por adulto, gratuito até aos 15 anos.

Fiel a ler votos no Templo Ngoc Son
Fiel a queimar votos no Templo Ngoc Son
Tour em autocarro Hop On-Hop Off

A cidade é plana, conseguimos deslocar-nos facilmente a pé, mas é demasiado extensa. Andar apenas a pé não é viável. Fizemos um pequeno passeio de riquexó, por ser algo diferente.  Foi engraçado, os miúdos gostaram,  mas não é imperdível.

Fazer um tour pela cidade em autocarro Hop On- Hop Off é também uma opção prática. Não é a mais económica, mas acabámos por a usar num dos dias, principalmente para fugir do calor. Os miúdos adoraram ir no segundo andar do autocarro, sem tejadilho, e assim conseguimos passar em vários pontos turísticos de uma área vasta da cidade. 

Os autocarros partem do Lago Hoan Kiem a cada 30 minutos e podem entrar e sair as vezes que quiserem durante 4 horas, ou 1 a 2 dias inteiros, conforme o bilhete que adquirirem. 

O autocarro tem uma gravação áudio em várias línguas que vai dando explicações sobre cada ponto de interesse (mais informação aqui ). 

Este tour permitiu perceber que o ambiente e a arquitetura fora do Old Quarter são completamente diferentes. As lojas com bancas à porta e os passeios preenchidos dão lugar a passeios largos e desimpedidos, com galerias de lojas de marcas internacionais, hotéis e restaurantes finos. Edifícios modernos substituem a arquitetura tradicional e colonial, dos tempos da ocupação francesa, responsável ainda pelas baguetes que tanto se veem à venda. 

Muitos dos pontos turísticos vimos apenas do autocarro. Dos que visitámos destacamos o Templo da Literatura, onde é homenageado o filósofo Confúcio. Entre jardins e pátios os miúdos brincaram às escondidas neste bonito complexo arquitectónico, o mais antigo de Hanói (1970).

Palácio presidencial
Casa da Ópera
Templo da Literatura
Maosoléu de Ho Chi Minh
Teatro das Marionetas na Água

Fomos ao teatro das marionetas na água, no Thang Long Water Puppet Theatre 

Este espetáculo reproduz cenas típicas da vida rural Vietnamita e da sua mitologia. Dura cerca de 1 hora e inclui música típica Vietnamita ao vivo. É narrado apenas em Vietnamita e tem efeitos com fumo, jogo de luzes e pequenas explosões. 

Estávamos com receio que os miúdos se fartassem de estar tanto tempo sentados, não sabíamos bem o que nos esperava. No entanto, a forma sincronizada como aqueles bonequinhos de madeira balançavam na água, a contracenar com búfalos e dragões coloridos, deslumbrou-nos aos 5 do início ao fim.  

O bilhete custa à volta de 3 Euros.

Mercado Dong Xuan

O Mercado Dong Xuan é um mercado interior interessante, com vários andares, mas atraiu-nos mais o mercado noturno com o mesmo nome. É composto por bancas de venda de roupa, comida, capas de telemóvel, etc…  numa área de 2km (desde a rua Dong Xuan até ao Lago Hoan Kiem). 

Tem início às 19h e fim às 00h30, todas as sextas, sábados e domingos – mais um motivo para passarem em Hanói ao fim de semana. 

No mesmo horário há vários concertos gratuitos pela rua. Caminhámos esses 2km e valeu a pena! 

Fomos parando para ver alguns concertos e pelo caminho ainda jogámos peteca com uns jovens malaios no meio das bancas, nem demos pela distância que andámos. 

concertos de rua
Banca do mercado noturno Dong Xuang
Esplanada junto ao mercado noturno Dong Xuang
Train Street

A chamada Train Street é outro local que merece uma visita. Como o nome indica, é a rua onde passa a linha de comboio, com a particularidade de ficar a escassos centímetros de casas e cafés. 

Nessa rua há esplanadas, lojas, estendais e crianças a brincar. Recolhem sempre que passa o comboio e voltam ao lugar após a sua passagem. 

Planeámos ir ver o comboio mas acabámos por passar por lá apenas de fugida (sem o ver passar) e depois numa outra perspetiva, dentro do próprio comboio. 

Para quem pretende lá ir partilhamos a pesquisa que tínhamos feito, pode ser uma ajuda:

  • o melhor local para ver o comboio passar é aqui (menos turistas) ou aqui (mais cafés, mais turistas). 
  • os comboios passam de segunda a sexta às 6h e às 19h e ao sábado e domingo às 9h15, 11h30, 15h20, 17h45, 18h40, 19h10.
  • É recomendável ir com meia hora de antecedência porque os horários são apenas uma previsão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.