Fomos até ao Fundão em família e confirmámos que há muito para visitar na terra das cerejas. Com Aldeias Históricas, Aldeias de Xisto, parques de lazer, quintas pedagógicas e magníficas praias fluviais, o Fundão revelou-se um destino maravilhoso.
Como sempre, sugerimos neste artigo algumas atividades e locais que merecem uma visita pelo Fundão com crianças.
Parque Verde da Cidade do Fundão




Sempre que visitamos uma localidade procuramos parques infantis. O Parque Verde da Cidade do Fundão está em boas condições, com música ambiente, grande variedade de baloiços , um skate park e ainda um curso de água a embelezar o espaço.
Tem uma boa área relvada onde podem jogar futebol, por isso não se esqueçam da bola. No local há ainda um café com esplanada e muito estacionamento, junto às Piscinas Municipais Cobertas do Fundão. Há mesas para piquenique, mas praticamente sem sombras, portanto de evitar em dias de muito calor.
Quinta Pedagógica do Fundão

Na nossa opinião, a visita a uma quinta pedagógica é sempre um bom programa com crianças. A Quinta Pedagógica do Fundão fica no centro da cidade, por isso é paragem obrigatória com os mais pequenos. Não é um espaço enorme, mas os miúdos adoraram.
Viram vários animais: burro, égua, pónei, vaca, ovelhas, cabras e várias aves. No entanto, foi a avestruz a rainha das atenções , uma vez que passou o tempo todo a desafiar os miúdos para umas corridas!




Além dos animais, no recinto da quinta há WC, parque de merendas, parque infantil e um celeiro. O celeiro é especial, pois em vez de cereais guarda uma mesa de matraquilhos e uma encantadora casinha de chocolate, dos Contos dos Irmãos Grimm. Uma verdadeira animação!
A entrada custa apenas 1€ e é gratuita até aos 6 anos.
Horário: de 2ª a 6ª das 9h às 17h30.
Parque do Convento

O Parque do Convento é um local privilegiado para lazer ao ar livre. Se gostam de natureza decerto vão querer ir a este parque .
Situado ao lado do Parque de Campismo do Fundão, este espaço verde alberga:
- 2 circuitos de arvorismo – incluindo arvorismo infantil;
- parques infantis – estão inseridos num espaço agradável, mas a nosso ver têm poucos baloiços;
- parede de escalada;
- circuito de manutenção;
- centro de BTT;
- 2 circuitos de BTT – de crianças e de adultos; possibilidade de aluguer de bicicletas;
- parque de merendas – com muitas mesas, imensa sombra e grelhadores;
- WC.



Horário do parque: 9h às 19h no verão; 9h às 17h no inverno.
O parque é de entrada livre, mas as atividades são pagas. Consultem preços e outras condições das atividades do Parque do Convento aqui.
Arte urbana

Bordalo II é um artista portugês que reutiliza lixo para recriar animais. O seu objetivo é não só reciclar, mas também despertar consciências, retratando desta forma original os mais lesados com o lixo humano.
Há várias esculturas de Bordalo II pelo estrangeiro e por Portugal. Uma delas encontra-se no Fundão.
O Lobo Ibérico, feito com restos de pneus, portas, cadeiras, caixotes do lixo, etc., ficou incrível e podem admirá-lo na parede de uma casa no Largo da Estação do Fundão.

Há mais arte urbana espalhada pelas ruas do Fundão, portanto vão à descoberta!
Percursos Pedestres/ Parque Fluvial

Parte do Fundão é abrangida pela Serra da Gardunha.
São inúmeros os percursos pedestres que podem realizar nesta serra, com pequenas e grandes rotas.
Nem todas as crianças gostam de caminhadas. Porém, para as que gostam, estas são as Pequenas Rotas da Gardunha que nos parecem mais interessantes (ou mais viáveis) nesta região:
- PR7| FND – Rota da Cereja – trilho circular entre castanheiros e cerejeiras, partida de Alcongosta;
- PR3|FND – Rota da Pedra d’Hera – o Miradouro da Pedra d’Hera promete, com as suas vistas para a Serra do Açor e da Estrela
- Rota das Azenhas – queríamos fazer este trilho por passar por levadas e moinhos. No entanto, fizemos somente a parte inicial do percurso. Percebam porquê no nosso artigo Parque Fluvial Souto da Casa: a banhos no Fundão.
Ver as cerejeiras em flor

A cereja do Fundão não precisa de apresentações. Este fruto em forma de coração atrai muitos visitantes à região, e é de facto merecedor desse protagonismo.
Junho costuma dar lugar à festa da cereja, com muitas cerejas e um programa de animação bastante variado.
Fruto à parte, as cerejeiras em flor são também motivo de romaria a esta localidade. Para apreciarem o bonito cenário das cerejeiras carregadas de flores brancas, programem a vossa visita para o início da primavera.
Visitar uma adega ou uma queijaria
O Fundão é também terra de bom vinho.
Podem comprar vinho local (recomendamos o Tinto Alpedrinha) ou agendar uma prova de vinhos na Adega Cooperativa do Fundão, localizada no centro da cidade do Fundão. Contacto: 275 752 275.
Se a ida a uma adega tem mais interesse para os adultos, já a visita a uma queijaria suscitará bastante interesse às crianças.
Tentámos marcar uma visita mas não conseguimos horário disponível. Contudo, deixamos aqui o contacto de duas queijarias, que fazem também venda ao público dos Queijos da Beira Baixa DOP.
Queijaria Damar: reservas pelo 275776032
Queijaria da Quinta do Pomar: reservas através do 938551302.
Aldeia Histórica de Castelo Novo

Como qualquer Aldeia Histórica, Castelo Novo é encantadora.
Passeiem pelas pitorescas ruas da aldeia e, se forem com bom tempo, demorem-se na sua agradável praia fluvial.
Baloiço de Castelo Velho

O Baloiço de Castelo Velho situa-se na Freguesia de Louriçal do Campo, no cimo da Serra da Gardunha. Pertence ao Concelho de Castelo Branco, mas fica a 20km do Fundão, daí o incluirmos neste artigo.
Recomendamos a visita a este local onde é possível sentirmos a verdadeira imponência da serra.
Saibam como lá chegar no nosso artigo Baloiço de Castelo Velho: baloiçar sobre a Gardunha.
Onde ficar para fazer este roteiro

Têm muita oferta de alojamento na cidade do Fundão. No entanto, quando fizemos este roteiro pelo Fundão (com um salto a Castelo Branco) optámos por ficar um pouco afastados do centro, na Casa da Vinha.
Trata-se de um alojamento de turismo rural que recomendamos muito para uns dias em família.
A Casa da Vinha Fica na Quinta do Ervedal, a 3 km da Aldeia Histórica de Castelo Novo. O centro do Fundão fica a apenas 10 minutos de carro, pelo túnel da Gardunha, enquanto Castelo Branco fica a 20 minutos.
Assim sendo, na Casa da Vinha conseguem estar no campo, mas suficientemente próximos de cidades com muito para visitar.

Para além da quinta ter muito espaço para as crianças brincarem, tem também a mais valia de permitir o contacto com animais. Os miúdos adoraram as ovelhas, cavalos, cães e o pónei.
A quinta tem ainda piscina e uma espécie de praia fluvial privada, mas vamos deixar-vos descobrir sozinhos essa parte!
Podem ficar num T1 ou num T3, a partir de cerca de 60€ por noite. Para reservas ou consultar preços: Casa da Vinha.
Este artigo pode conter links afiliados. Ao reservarem através deles não pagam mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento e atualização do blog. Se gostam dos nossos artigos, ou se já vos foram úteis, esta é a melhor forma de nos apoiarem. Obrigada desde já! ♥
Que artigo tão completo, parabéns 👏
Muito obrigada pelo comentário!