Sozinhos, a dois, com amigos ou em família, de forma independente ou através de agência de viagens, tentamos sempre viajar o mais barato possível! 

Se chegaram até aqui é porque provavelmente também são dessa equipa.

Querem saber como poupamos na organização das nossas viagens? Então continuem a ler, vamos mostrar-vos os truques que usamos!

Usar sites agregadores

Se já tiverem destino escolhido procurem os preços em algumas agências de viagens para voos+alojamento para esse local. 

De seguida, procurem o preço apenas dos voos para esse mesmo destino em sites agregadores, que pesquisam em várias companhias aéreas em simultâneo, incluindo companhias low cost

Os sites agregadores que mais usamos são o Skyscanner e o Google Voos. 

Desta forma podem ficar com ideia se a diferença de preço justifica o trabalho que têm com a organização, ou se é preferível comprarem tudo já organizado por uma agência.

Pesquisar em anónimo

Sabiam que se pesquisarem em modo anónimo os preços podem ser mais simpáticos? 

Se a pesquisa for feita tendo por base as vossas pesquisas anteriores (modo não anónimo), há resultados de pesquisa que simplesmente não aparecem no ecrã.

Lembrem-se de passar sempre para modo anónimo para garantir que têm acesso a todos os resultados possíveis (se não sabem como se faz com uma breve pesquisa no Google chegam lá).

Ter flexibilidade

Se já têm ideia da altura do ano em que querem viajar, mas ainda não decidiram qual o destino, então recorram novamente aos sites agregadores e escolham para onde ir em função do preço.  

Abram o Skyscanner, selecionem o aeroporto de saída, a data concreta ou flexível (existe a opção pesquisar preços por mês inteiro) e no lugar de destino pesquisem “qualquer lado“. Deste modo percebem quais são os destinos com voos a preços mais baixos para determinada altura.

Outro truque é comparar ainda os preços saindo dos diferentes aeroportos de Portugal, ou até da Europa (Madrid, por exemplo), principalmente se estivermos a falar de viagens de longo curso. 

Apesar das pesquisas que fazemos nesses sites, adquirimos os bilhetes de avião sempre diretamente à companhia aérea. 

Ou seja, utilizamos esses motores de busca apenas para comparar preços entre companhias aéreas e para perceber se há uma data com melhores preços. 

Pode parecer complicado ou demasiado trabalhoso, mas lembrem-se que o grande bolo da fatura das viagens, sobretudo das de longo curso, vai para os voos. Portanto, portanto vale mesmo a pena perderem tempo na pesquisa dos mesmos, para gastar menos. 

Organizar ou comprar já organizado?

Há destinos para os quais compensa viajar por agência, economicamente falando. As Caraíbas em regime de Tudo Incluído são um exemplo disso. Para esse tipo de destinos só o preço dos voos, se comprados por nós de forma independente, fica quase ao valor do pacote completo adquirido em agência.

Importa ainda referir que quando organizamos uma viagem adaptamos mais o roteiro ao nosso gosto e ao nosso ritmo, o que é um ganho muito importante, principalmente a viajar com crianças. É por esse motivo que achamos que é sempre compensador todo o trabalho que temos.

Reserva de alojamento

Relativamente ao alojamento, habitualmente reservamos pelo Booking ou pelo Airbnb

De acordo com o orçamento que temos, introduzimos o destino e colocamos nos filtros da pesquisa o valor que podemos gastar por noite

Decidimos onde ficar em função não só do preço, mas também da localização

Se o destino tiver uma rede de transportes eficaz, podemos ficar num sítio menos central, à partida mais barato, poupando assim para as refeições, por exemplo.  

Posso dar-vos o exemplo de Tóquio, em que poupámos pelo menos uns 50€ por noite por não ficarmos mesmo no centro. Ficámos num alojamento mais afastado, mas em 10 minutos de metro estávamos no centro, o que compensou bastante.

Para estadias de mais do que duas noites damos preferência ao aluguer de casas completas. Achamos que é mais confortável, sobretudo quando se viaja em família.  Para além disso, uma casa alugada possibilita ainda fazer refeições em casa, ou em modo take-away, permitindo assim uma poupança adicional. 

Usamos o Booking para reserva de hotéis ou de alojamentos locais.

Podem consultar as nossas dicas e sugestões de locais para viajar por Portugal ou pelo estrangeiro aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também podes gostar...